Primeira Fase

Primeira Fase do Secret Chiefs 3 (de 1995 a 2004):

O Secret Chiefs 3 nasceu em 1995, um ano de plena atividade criativa para Trey Spruance, a começar por ter entrado no Faith No More, se juntando ao Mike Patton, seu antigo colega de Mr. Bungle. Trey participou da composição e gravação do disco King For a Day, Fool For a Lifetime, substituindo o incônico Jim Martin e ajudando a banda a encontrar uma nova cara e caminho. Trey se desliga logo em seguida do Faith no More mas, ainda ano de 1995, lança com o Mr. Bungle o álbum mais experimental e complexo da carreira da banda, o Disco Volante. Não parando por aí, Trey também participava de outros grupos experimentais que lançaram discos em 1995, como o CD Uncomfortable But Free da banda Faxed Head e Archaeolgy Of The Infinite do The Three Doctors Band.

É também mais ou menos nessa época que Trey começa a criar alguns projetos autorais próprios e a se apresentar com alguns pseudônimos, alguns dos quais acabaram incorporados na segunda fase do Secret Chiefs 3 (em sua configuração de Bandas-Satélites). Encontramos então, também em 1995, Trey Spruance lançando algumas faixas de sua autoria em coletâneas de vários artistas, uma assinada como Miller’s Higher Life e outra como Noddingturd Fan – essa última assinatura (NT Fan), atualmente, é um projeto ainda não bem revelado que faz parte do Secret Chiefs 3.

Logo, o nascimento do Secret Chiefs 3 ocorre de modo relativamente despretensioso, como mais uma produção de uma intensa atividade de criação musical de Trey Spruance. O primeiro lançamento do Secret Chiefs 3, em 1995 (então chamado Secret Chiefs Trio), é de uma rara edição limitada em vinil. Se trata do Lado B de um single bônus que acompanhou a versão em vinil do álbum Disco Volante do Mr. Bungle, como se fosse uma ramificação desse mesmo grupo, em que Trey aproveitou as sessões de gravação com seus colegas de Mr. Bungle para produzir algo. Entretanto, no ano de 1996, Trey Spruance inaugura seu próprio selo (Web Of Mimicry) e lança First Grand Constitution and Bylaws, o primeiro CD de estúdio do Secret Chiefs 3, tendo como membros oficiais Trey Spruance, Trevor Dunn e Danny Heifetz (como no primeiro lançamento) mais alguns convidados, como Clinton “Bär” McKinnon, também do Mr. Bungle.

Com 21 faixas, sendo algumas mais curtas, esse primeiro álbum é bem denso e inclui já uma interessante mescla de diversos estilos musicais. É evidente que o grupo deixa de se constituir como um “Trio” e nem fica claro qual seria a formação oficial do grupo. Inclusive uma turnê desse disco nem foi realizada, deixando em dúvida os futuros planos do projeto. Além da complexidade e dificuldade de executar muitas das faixas, algo já de praxe na carreira de Trey Spruance, outras delas seriam extremamente complicadas demais mesmo, restando assim pouco material para os shows. Até hoje, muitas das faixas lançadas pelo Secret Chiefs 3 sofrem da mesma questão e não encontram a luz de uma performance ao vivo, pois seria necessário uma estrutura que, infelizmente, não condiz com o porte de um grupo experimental que sempre nadou contra a corrente do mainstream.

O projeto amadurece no segundo lançamento em 1998, com o CD Second Grand Constitution and Bylaws. E eis que surge uma primeira turnê de suporte e a prova que esse projeto musical veio pra ficar. As apresentações incluíam faixas dos dois lançamentos, além de outras até então não lançadas, covers e faixas da autoria de Eyvind Kang. O CD ao vivo Eyes Of Flesh, Eyes of Flame é dessa turnê. Book M, o terceiro CD de 2001, apresenta uma continuidade dessa linha, com emprego de arranjos cada vez mais elaborados e produções musicais sempre mais ambiciosas, tornando muito difícil a vida de cada um que tentasse categorizar a banda.

Após o lançamento de Book M, o Mr. Bungle se dissolve e todos os seus membros se concentram em projetos pessoais, um fato que abriu um grande espaço para que Trey Spruance pudesse investir todas as suas energias no Secret Chiefs 3, que a partir de então se multiplica e se divide em uma estrutura de Bandas-Satélites após 2004.

=================================================================================

Desctacamos aqui para escuta algumas músicas dos três primeiros lançamentos do Secret Chiefs 3:

=================================================================================

– Do disco First Grand Constitution and Bylaws (1996):

– Killing of Kings

– White As They Come

=================================================================================

– Do disco Second Grand Constitution and Bylaws: Hurqalya (1998):

– Book T: Waves of Blood

– Jãbãlqa

=================================================================================

– Do disco Book M (2001):

– Ship of Fools (Stone of Exile)

– Blaze of the Grail

=================================================================================

Deixe um comentário