Bandas-Satélites

Bandas-Satélites; A Segunda Fase do Secret Chiefs 3 (de 2004 aos dias presentes):

As bandas-satélites do Secret Chiefs 3 que já lançaram material são: Ishraqiyun, UR, Traditionalists, The Electromagnetic Azoth, Holy Vehm e Forms, todas assinando faixas pela primeira vez em 2004, no CD Book of Horizons. Há, porém, um sétimo projeto ainda não muito bem revelado: o NT Fan.

Abaixo temos imagens do encarte do CD Book Of Horizons com logos das bandas-satélites.


A subdivisão em bandas-satélites é oficializada quase 10 anos depois do início do Secret Chiefs 3 e marca uma nova fase do grupo. Elas representam diferentes facetas musicais de Trey Spruance que, de um modo ou de outro, sempre estiveram presentes em suas criações musicais, mesmo como autor de canções no Mr. Bungle. Logo, é possível identificar traços claros de algumas bandas-satélites em algumas canções antigas do Secret Chiefs 3.

Em alguns casos, alguns desses projetos musicais de Trey Spruance foram anunciados paralelamente ao Secret Chiefs 3. Porém, com o passar do tempo e a separação do Mr. Bungle em 2001, as energias de Trey convergiram totalmente para o Secret Chiefs 3, que se tornou seu grande e único projeto musical, e o espaço em que o artista passou a desenvolver todo o seu universo criativo.

Apesar de uma esquematização e organização coerente das bandas-satélites, a inerente heterodoxia do Secret Chiefs 3 as torna ainda relativamente maleáveis, com fronteiras flexíveis e alguns intercâmbios, tal como entre Estados diferentes de uma Federação. Em certas ocasiões, Trey Spruance primeiro desenvolve uma ideia, para depois fechar a composição dentro do conceito de uma banda-satélite, ou ainda do conceito próprio de um de seus lançamentos.

=================================================================================

Mais sobre cada Banda-Satélite:

=================================================================================

O Ishraqiyun possui um enfoque especial em música folclórica e ritmos complexos, esse projeto é multi-étnico, porém acultural e pode também incluir pitadas de rock pesado e música eletrônica. Entretanto, o elemento principal é a prevalência de música do Oriente Médio e Ásia Central, que não deixa de ser um tema recorrente no Secret Chiefs 3 desde sua criação e até mesmo em outras bandas-satélites.

Para escutar:

– Balance of The 19

– The 3

=================================================================================

O UR chegou a ser definido por Trey como “música surf suprasensorial”, uma noção que deve estar mais evidente na música Drive. Se o surf é um elemento unificador, é claro que esse projeto não está livre de outros ingredientes. Circumambulation, por exemplo, soa como uma gravação ao vivo da década de 70, com traços de rock progressivo, música árabe e o toque peculiar de surf music. Antes ainda da separação em bandas-satélitas, também é claro que as canções Book T, do disco Second Grand Constitution and Bylaws (1998), seriam uma produção do UR.

Para escutar:

– Circumambulation

Drive

=================================================================================

O Traditionalists se inspira em grandes mestres da música de cinema, esse projeto foi o único a lançar um album completo de estúdio, que seria a trilha de um filme de terror imaginária no estilo de Dário Argento (giallo), com influências de Ennio Morricone e Goblin. Se não bastasse esse disco como sugestão de escuta, confira também o recém lançado EP com The Western Exile e a participação mais que especial de Mike Patton em uma releitura de La Chanson de Jacky de Jacques Brel.

Para Escutar:

– Sophia’s Theme

– Codex alimentarius

=================================================================================

The Electromagnetic Azoth é um projeto pivô. Azoth é um termo derivado do árabe al-zā’ūq (“o mercúrio”) e um agente essencial de transformação na alquemia, o espírito de animação escondido em toda a matéria que torna a transmutação possível. O estilo do The Eletromagnetic Azoth costuma adotar colagens e mudanças bruscas de gêneros musicais, de uma forma que também combina e agrega elementos das outras bandas-satélites do Secret Chiefs 3, se tornando uma espécie de distribuidor central, por isso seu logo se encontra no centro do polígono na figura do encarte acima.

Uma característica particular que se destaca nesse projeto é o emprego de alguns princípios de música eletroacústica – uma vertente erudita da música eletrônica – como técnica de manipulação de fita, mas em um contexto de música Pop.

Para escutar:

– DJ Revisionist

– UBIK

=================================================================================

O Holy Vehm é uma banda de “ultra-death-metal-grind” que adota, entre outros, elementos inusitados e curiosos como um atonalismo serial à la Boulez e afinação étnica (dastgah). Essa banda-satélite só lançou duas faixas no disco Book of Horizons (2004). Porém, Holy Vehm já tem um planejamento para um um disco completo. Esse é o projeto que mais se destaca das outras bandas-satélites por seu território bem delimitado. A princípio, o plano era mesmo se constituir como uma banda alheia, mas acabou sendo incorporada no Secret Chiefs 3.

– Hypostasis of the Archons

– Exterminating Angel 

=================================================================================

O FORMS é outro projeto que Trey Spruance criou em paralelo ao Secret Chiefs 3. Inclusive, em 1998, no disco Smiling Pets (uma compilação de vários artistas que interpretam a música dos Beach Boys), Trey assina duas faixas: Good Vibrations, como Secret Chiefs 3, e Heroes and Villans como FORMS. Devidamente incluído no Secret Chiefs 3 em 2004, FORMS é uma banda-satélite que lembra um pouco parte do espírito do Mr. Bungle, em sua temática circense e band organs de parques de diversão (ou carnivals). FORMS busca referências estéticas de um romantismo tardio, apresentado de forma kitsch, muitas vezes em ritmos de marchas, como tocados por máquinas automatizadas.

Para escutar:

Welcome to the Theatron Animatronique

The End Times 

=================================================================================

Noddingturd Fan (ou apenas NT Fan) é o projeto mais obscuro e desconhecido, pois, oficialmente, ainda não assinou nada como uma das bandas-satélite do Secret Chiefs 3, tampouco foi anunciada sua proposta. No CD Book of Horizons, apenas seu “logo” sem nome aparece, e a aresta do polígono que deveria conte-lo está vazia.

Na década de 90, Trey Spruance também se apresentou algumas vezes com esse nome e lançou algumas faixas raras, como Attempts the Imprisonment of Mind Undifferentiated by Fabrication of Demiurge  (1995). Esse material indica que deve se tratar do trabalho mais experimental e barulhento de Trey Spruance, com uma forte relação com noise music e música eletroacústica.

Outra produção de mesmo estilo foi assinada por Trey como Miller’s Higher Life, de 95, chamada Forms Web Of Mimicry. Trechos dessa gravação foram, inclusive, inseridos na faixa Merry Go Bye Bye do Disco Volante do Mr. Bungle, de autoria de Trey Spruance. Desde então, vimos pouco dessa faceta ruidista de Trey Spruance, que também estava presente em sua atuação na banda Faxed Head.

Entretanto, um outro lançamento raro atribuído ao NT Fan: The Secret Mausoleum of Mankind (2000), possui uma característica mais moderada e elementos musicais árabes relacionados ao Secret Chiefs 3, apesar de ainda conter um ruidismo. Recentemente, essa faixa foi relançada na surdina como uma “misteriosa” faixa bônus, sem título e assinatura, no CD Satellite Supersonic Vol. 1 (2010).

De qualquer jeito, ainda aguarda-se mais revelações sobre NT Fan. Não obstante, é possível encontrar paralelos e traços ruidistas/eletroacústicos que conhecemos do NT Fan em alguns lançamentos antigos do Secret Chiefs 3, como no final da faixa Killing of Kings e as 3 faixas tituladas como Borderland no CD First Grand Constitution And Bylaws (1996).

Escute:

The Secret Mausoleum of Mankind: Fetish Miniatures of the Suicided Races Ou ” ? – Mystery bonus track ”

Deixe um comentário