release

SECRET CHIEFS 3

Secret Chiefs 3 com Trey Spruance, à frente, tocando Saz (instrumento popular na Turquia, Irã, Armênia e Balcãs)

O Secret Chiefs 3 é liderado pelo carismático Trey Spruance, conhecido por ter sido cofundador (com Mike Patton e Trevor Dunn) do legendário grupo Mr. Bungle, uma banda cultuada por sua irreverência e experimentalismo. Dentre suas diversas atividades, Trey colaborou com o renomado compositor John Zorn, mas é também famoso como ex-membro do Faith No More, onde participou com um particular som de guitarra do CD King For A Day, Fool For A Lifetime (1995), tornando o disco um marco na carreira da banda. Em sua recente turnê de reunião, o Faith No More deu um destaque especial às canções desse álbum e, em novembro de 2011, convidou Trey Spruance para toca-lo na íntegra em um show especial no Chile.

Trey Spruance ao vivo com Faith no More, Chile/2011

da esq. para a dir. Mike Patton, John Zorn, Trey Spruance

  Mr.Bungle 1999 (da esq. para dir. Clinton “Bär” McKinnon,                                  Mr. Bungle 1991 (acima) e 2000 (abaixo)
Trevor Dunn, Trey Spruance, Danny Heifetz e Mike Patton).

Trey Spruance criou o Secret Chiefs 3 em 1995 como um trio com os colegas de Mr. Bungle Trevor Dunn (baixo) e Danny Heifetz (bateria), que ainda tocam ao vivo com o grupo de vez em quando. Mas logo o projeto cresceu para incluir novos membros e horizontes, como os integrantes do Estradasphere (em especial Timb Harris). A formação que vem ao Brasil em abril de 2014 é quase a mesma que veio em 2012, e conta com Trey Spruance (guitarra/saz), Timb Harris (violino/guitarra), Toby Driver (baixo), Matt Lebofsky (teclados) e Kenny Grohowski (bateria). O grupo, porém, é uma família musical em constante evolução que pode se configurar em diferentes encarnações e formações instrumentais. Em suas diversas apresentações e gravações, já se soma a colaboração e participação em torno de 50 músicos, como os outros membros do Mr. Bungle (Mike Patton e Bär) e o reconhecido compositor e violinista Eyvind Kang.

Um dos lançamentos recentes do Secret Chiefs 3 com a participação de Mike Patton

Uma das primeiras turnês do grupo, com a participação de Eyvind Kang e os
membros do Mr. Bungle Trevor Dunn, Danny Heifetz e Clinton “Bär” McKinnon.

Desde o princípio, a banda tem se destacado por uma incrível habilidade em executar e combinar variados estilos musicais, tais como rock instrumental progressivo, música árabe, indiana, surf rock, death metal, trilhas sonoras, música eletrônica, eletroacústica e tango, entre outros. Mas essa mistura ocorre de modo heterodoxo e imprevisível, resultando em discos originais com uma produção musical rica e ambiciosa. As letras, arte e textos dos álbuns expressam uma filosofia teológica influenciada por Henry Cobin, Shahab al-Din Suhrawardi, Aryeh Kaplan e Julius Evola, juntamente com a jornada mística que a música sugere.

Secret Chiefs 3 em turnê recente

A ampla discografia do Secret Chiefs 3 inclui os clássicos primeiro e segundo Constitution and Bylaws (1996 e 1998), Book M (2001) e Book Of Horizons (2004). Nesse último, as faixas começam a ser assinadas por diferentes bandas e Trey anuncia que o Secret Chiefs 3 passa a ser apenas um polo central para 7 projetos distintos seus de “bandas-satélites”. Nessa nova fase, diversos EPs de bandas-satélites foram lançados em vinil e algumas dessas faixas compiladas no CD Satellite Supersonic, Vol. 1 (2010). Le Mani Destre Recise Degli Ultimi Uomini (2009) é, por enquanto, o único álbum completo de uma das bandas-satélites: o Traditionalists, inspirado em música de cinema. Esse trabalho é concebido como a trilha sonora de um antigo e clássico filme de terror inexistente, cujo título seria o mesmo do disco. Xaphan: Book of Angels Vol. 9 (2008) é um lançamento do Secret Chiefs 3 em que Trey Spruance produz sua leitura e arranjos de temas do segundo livro do Masada, escrito por John Zorn.

John Zorn por Trey Spruance/ Secret Chiefs 3

A banda esteve no Brasil pela primeira vez em um turnê sul americana ocorrida em abril de 2012, com shows também no Chile e Argentina. No Brasil, tivemos dois shows, um no SESC Araraquara (18/04), na cidade de Araraquara, e outro no SESC Belenzinho (19/04) na cidade de São Paulo. O grupo foi muito bem recebida pelo público e pela crítica. Veja mais informações sobre os shows e matérias neste site.
band

 SECRET CHIEFS 3 no Brasil (04/2012) – Foto de  Fernando Martins Ferreira
(da esquerda pra direita: Trey Spruance, Ches Smith, Timba Harris, Matt Lebofski, Toby Driver)

Recentemente foi lançado a primeira parte do Book of Souls (FOLIO A), que dará fim à trilogia Book of Truth com o FOLIO B, mas o futuro dos “Chefes Secretos” ainda deve continuar a nos surpreender com as revelações de suas múltiplas personalidades, aliadas a essa intensa atividade criativa e originalidade. Enquanto não são revelados os novos trabalhos de estúdio, a banda retorna especialmente ao Brasil para dois shows no estado de São Paulo: SESC Ribeirão Preto 15/05 & Virada Cultural de São Paulo 17-18/05 para dar suporte ao lançamento de Book of Souls: FOLIO A.


 Potestas Clavuim – Book Of Souls: FOLIO A

Veja neste website mais material de divulagação, informações, discografia, músicas, vídeos e links. Confira mais sobre a história da banda dividida em uma primeira fase e a segunda fase de bandas-satélites.

Confira também mais informações e troque ideias no grupo brasileiro do Secret Chiefs 3 no Facebook: http://www.facebook.com/groups/SC3.BR/

Deixe um comentário